Wi-Fi eduroam

O Serviço

A rede eduroam é um serviço oferecido em conjunto com a RNP e que possibilita o uso da rede sem fio em qualquer instituição federada ao serviço espalhada pelo Brasil e pelo mundo. Esse serviço oferece acesso sem fio à internet sem a necessidade de múltiplos logins e senhas, de forma simples, rápida e segura. Na UEPB está rede funciona em paralelo com a wifi_uepb.

Usuários

Visitantes convidados (previamente federados pelas suas instituições de origem), professores, técnicos-administrativos e alunos da UEPB que necessitem usar redes de outras instituições federalizadas a eduroam.

Perguntas Frequentes

Se você já tem vínculo institucional com a UEPB não será necessário nenhum cadastro.

Seu login é o seu CPF (somente números) seguido de @uepb.edu.br.
Ex.: seucpf@uepb.edu.br

senha é a mesma utilizada no RH (funcionários) ou no Controle Acadêmico (alunos).

Se seu dispositivo já foi configurado na wifi-uepb  e seu dispositivo está configurado para acessar automaticamente as redes salvas, não é necessário fazer nenhum outra operação para usar a eduroam em outra instituição.

 

1 – No seu dispositivo acesse a rede configurar wifi_uepb.

2 – Escolha para qual sistema operacional você deseja configurar a rede wifi_uepb. Siga o tutorial para configurar a rede no seu dispositivo.

Obs.: Essas configurações servem para a rede eduroam e para wifi_uepb.

3 – Veja em qual perfil de usuário você se enquadra e preencha corretamente o campo de usuário e senha.

PROFESSORES

Usuário: “seu_cpf@uepb.edu.br”
Senha: “senha do e-RH”

TÉCNICOS ADMIN.

Usuário: “seu_cpf@uepb.edu.br”
Senha: “senha do e-RH”

ALUNOS  (Graduação)

Usuário: “seu_cpf@uepb.edu.br”
Senha: “senha do controle acadêmico”

ALUNOS
(Pós-Graduação)

Usuário: “seu_cpf@uepb.edu.br”
Senha: “senha do scapg”

Não será necessário fazer nenhum outro procedimento. Você já deve ter acesso a eduroam.

Se mesmo assim você não conseguir acessar a internet entre em contato com o nosso suporte clicando AQUI.

Nesses casos a Gerências de Redes do CTIC disponibiliza outra rede para acesso Wi-Fi.

Conheça mais sobre a rede e os procedimentos para solicitação de adesão a rede wifi_uepb clicando AQUI.

eduroam (education roaming) é um serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que os estudantes, os pesquisadores e as equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seus campi e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.

Lançada no Brasil em 2012, a iniciativa internacional já reúne instituições de aproximadamente 60 países, incluindo a UEPB, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento. Além da segurança, o eduroam tem como benefícios a sua integração à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), a mobilidade e a facilidade de uso.

O acesso seguro e sem fio à Internet é realizado sem a necessidade de múltiplos logins e senhas. Após efetuar o cadastro na base do serviço, seguido da configuração do computador do usuário para conexão com a rede, é possível acessar a web em qualquer provedor de serviço do mundo.