Histórico

Histórico da CTIC

Início dos anos 90

A atuação em tecnologia da informação e comunicação na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) teve início com a Coordenação de Processamento de Dados (CPD), implantada no início da década de 1990 pelo professor Helmano Pontes Cavalcante, egresso do curso de Computação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), hoje Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Na época, o setor criado para agilizar o controle acadêmico da UEPB funcionava de forma rudimentar e com muitas dificuldades, uma vez que não existiam computadores suficientes e uma rede que interligasse os cursos da Instituição.

1997 – 2007

A CPD foi estruturada e começou a funcionar, efetivamente, em 1997, sob a coordenação do professor  Antônio Everaldo de Vasconcelos Barreto, mais conhecido como professor Tota, contratado com a finalidade de tornar a CPD um órgão eficiente e capaz de melhorar o controle acadêmico da Universidade. A falta de computadores e a inexistência de profissionais capacitados da área de informática foram os primeiros desafios a serem vencidos. Na época, existiam menos de 30 computadores em toda a UEPB. As secretarias das coordenações dos cursos enfrentavam dificuldades para efetivar as matrículas e fazer o registro de notas ao final de cada semestre.

Nesse período, a Reitoria fez um grande esforço para dotar as coordenações de cursos de computadores e passou a adquirir algumas máquinas. A ideia era agilizar o controle acadêmico e possibilitar às coordenações dos cursos condições de efetivar as matrículas de maneira informatizada. Os primeiros sistemas, no entanto, só foram desenvolvidos posteriormente, mas com a informatização das coordenações dos cursos a CPD começou a ganhar forma e desafogar as coordenações dos cursos.

O professor Antônio Everaldo, que era programador e havia sido o primeiro profissional a manusear um dos primeiros computadores comerciais na Paraíba, na então Companhia de Eletricidade da Borborema (CELB), antes de ser contratado pela UFPB e, posteriormente, pela UEPB, começou a criar os primeiros programas da Instituição, que começaram a ser implantados em 1998 e permitiam um melhor funcionamento do controle acadêmico nos cursos, facilitando o registro de matrícula e o controle de notas no final de cada semestre.

Mais ainda faltavam profissionais aptos para o setor, como analistas de sistemas e programadores. Os arquivos com as informações de matrículas e histórico dos alunos eram gravados em disquetes e instalados nas coordenações dos cursos. O mesmo trabalho era realizado no final de cada semestre com o recolhimento e registro de notas, visto que ainda não havia rede para conexão. No início dos anos 2000, a CPD ganhou novo vigor. Nessa época existiam apenas 89 computadores em toda a UEPB, mas alguns sistemas já estavam em pleno funcionamento. A Instituição adquiriu novos computadores e equipou os cursos de graduação. Assim, os setores começaram a vivenciar um novo aspecto tecnológico.

2008 – 2012

A CPD ganhou novo impulso e melhores condições de funcionamento a partir de 2008, quando foram convocados os profissionais aprovados no concurso para a área, realizado pela UEPB em 2007. Foram contratados programadores, analistas de sistemas e outros profissionais aptos para atuar no setor. Após a contratação, a Coordenação de Processamento de Dados passou a desenvolver novos sistemas para a Extensão, Pós-Graduação, Controle das Clínicas Escolas, Patrimônio, entre outros.

O desafio agora era colocar a UEPB em rede, o que só foi possível graças a uma parceria com a UFCG, que interligou a UEPB a Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Inicialmente foram instalados pontos nos departamentos de Direito e Administração. Aos poucos a UEPB passou a ser interligada com sistema de fibra óptica, que a princípio se expandiu pelo Câmpus I e, em seguida, chegou aos demais câmpus. Essa expansão favoreceu o avanço de pesquisas e projetos da Universidade.

Ainda em 2012, a CPD passou a ter nova coordenação. A partir do segundo semestre daquele ano, com o técnico administrativo Carlos Alberto Chaves assumindo a coordenação geral, o trabalho do setor ganhou novo impulso. A nova dinâmica implantada possibilitou o avanço da Coordenação de Processamento de Dados e influenciou, inclusive, na expansão do seu espaço físico, saindo de uma área de 95,3 m² para um espaço de 300 m², ocupados atualmente no 4º andar do Prédio Administrativo da UEPB.

2013 – aos dias atuais

Em 16 de julho de 2013, a RESOLUÇÃO/UEPB/CONSUNI/021/2013 determinou uma nova nomenclatura para o CPD, passando a se chamar Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). Com novos investimentos, o setor expandiu em estrutura e na prestação de serviços, funcionando sistematicamente no suporte e na manutenção da área de informática da UEPB, sendo responsável pelo desenvolvimento de sistemas modernos e funcionais que garantem maior segurança e eficiência no trâmite dos mais diversos procedimentos administrativos e acadêmicos da Instituição.

Atualmente, são mais de 40 sistemas desenvolvidos e mantidos pela CTIC, atendendo setores administrativos e as áreas acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. Eles tornam o trabalho mais ágil, a prestação de informações mais eficiente e o trâmite de processos mais seguro e econômico, uma vez que cada vez mais busca aplicar ações de desenvolvimento sustentável, reduzindo ao máximo o uso de papel, contribuindo para uma atuação ecologicamente correta.

Além disso, o setor atua no suporte técnico de todas as unidades da Universidade no que diz respeito a questões tecnológicas e faz a manutenção de todos os equipamentos de informática da Instituição. É graças ao trabalho da equipe da CTIC que a UEPB está mais inserida nas novas tecnologias, a começar pela porta de acesso dos usuários que navegam na “grande rede”, que é o site oficial da Universidade, passando pelas páginas das pró-reitorias e centros de ensino, até os mais sofisticados padrões tecnológicos de sistemas que resultam em dinamismo, modernidade e confiabilidade.

Esse trabalho é realizado por uma equipe de 58 profissionais, divididos por setores de atuação como Coordenação Geral, Secretaria, Desenvolvimento, Gerência de Redes, Webdesign, Suporte e Manutenção