CTIC disponibiliza tutoriais sobre ferramentas para utilização de trabalho em sistema de home office

27 de março de 2020

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está disponibilizando para os servidores da Instituição tutoriais sobre como utilizar ferramentas voltadas para a realização de trabalhos em sistema de home office. Nesse período de distanciamento social, com suspensão de atividades acadêmicas e administrativas de forma presencial, as ferramentas auxiliam professores e técnicos administrativos na execução dos seus trabalhos remotamente.

No endereço https://ctic.uepb.edu.br/tutoriais/, o usuário tem acesso a tutoriais de ferramentas como o TeamViewer e o OpenVPN, que permitem ao servidor da UEPB controlar, a partir de sua casa, o computador que utiliza em seu setor de trabalho na Universidade, podendo acessar os arquivos necessários para suas atividades laborais, garantindo, com isso, que os trabalhos sejam desenvolvidos sem prejuízos e o servidor se mantenha em segurança, respeitando as determinações de distanciamento social para evitar a infecção pelo novo coronavírus.

O TeamViewer é um pacote de software proprietário para acesso remoto, compartilhamento de área de trabalho, conferência on-line e transferência de arquivos entre computadores. O programa opera dentro dos sistemas operacionais Microsoft Windows, OS X, Linux, iOS, Android, Windows RT e Windows Phone. Já o OpenVPN é um software livre para criar redes privadas virtuais, através de túneis criptografados entre computadores, capaz de estabelecer conexões diretas entre computadores mesmo que estes estejam atrás de Nat Firewalls (técnica que reescreve endereços IP) sem necessidade de reconfiguração da sua rede.

Também estão disponíveis tutoriais para realização de aulas on-line, como o Google Meet, Google Classroon e Jitsi, além de informações sobre como requisitar o uso da plataforma GSuite e sobre o Google Drive, para facilitar, integrar e compartilhar arquivos em todos os aplicativos do GSuite. A plataforma GSuite, inclusive, está disponível gratuitamente para professores, alunos e técnicos administrativos da UEPB, graças a adesão da Instituição, sem custos, aos serviços Google. Por ela, a comunidade universitária tem acesso a e-mail ilimitado, Google Drive, Agenda, Hangouts Meet, Fóruns, Google Sala de Aula, entre outras ferramentas disponíveis pela plataforma.

Os alunos, professores e técnicos da Universidade Estadual da Paraíba que desejarem ter uma conta dentro desta plataforma, devem efetuar solicitação via Controle Acadêmico (https://academico.uepb.edu.br/ca/index.php/usuario/autenticacao), no caso dos estudantes, e através do sistema SEGE (http://sistemas.uepb.edu.br/sege/), no caso de professores e técnicos administrativos. Outras informações sobre os tutoriais podem ser obtidas junto a Coordenação e Setor de Desenvolvimento da CTIC, nos seguintes meios de comunicação: Coordenação (ctic.uepb.edu.br e 98753-9500) e Desenvolvimento (desenvolvimento@uepb.edu.br e 98753-8503).

Texto: Tatiana Brandão